O Parque Biológico de Gaia comemora 40 anos no Dia Mundial da Árvore.
Comemorado a 21 de março, o Parque Biológico de Gaia celebrou o seu 40º aniversário com um dia aberto ao público e uma cerimônia que contou com a presença de figuras importantes na história do parque. No evento esteve presente Ilda Figueiredo, vereadora na Câmara Municipal de Gaia há 40 anos e uma das responsáveis pela criação do Parque Biológico Municipal de Gaia.
Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Vítor Rodrigues, afirmou que a comemoração dos 40 anos deve servir como “um compromisso para que o espaço continue a crescer e melhorar, ampliando sua área de influência e tornando-se parte de uma rede de parques de lazer no concelho”. O vereador do ambiente, Valentim Miranda, reconheceu e agradeceu a todos os colaboradores e decisores que fizeram e fazem parte da história do Parque Biológico, considerado o melhor do país.
O Município pretende investir 4,5 milhões de euros nos próximos anos para aprimorar o parque, incluindo a ampliação do parque, a construção de um cercado para linces ibéricos, a expansão do parque de autocaravanas, a remodelação e ampliação do edifício principal e a reabilitação do auditório.
Para celebrar o aniversário, haverá dias abertos, festivais, oficinas, exposições e um encontro de educação ambiental no outono. O artista de arte urbana Mister Dheo realizará um mural comemorativo. O Parque Biológico continua a cumprir a sua missão de educar sobre a conservação da natureza, contando com 80 pessoas diariamente para concretizar essa demanda. O parque abrange 35 hectares e possui mais de mil animais de 300 espécies, para serem conhecidos, recebendo mais de 100 mil visitantes por ano.
Bruno Teixeira e Débora Martins