A Rua Salgueiro Maia, na Vila D’Este, vai ser fechada ao trânsito, a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de julho, devido às obras para a construção da nova Estação do Metro no âmbito da extensão da Linha Amarela desde Santo Ovídio. A alternativa será o desvio pela rua das Mimosas, informou a Metro do Porto.
Está em desenvolvimento a empreitada de extensão desta linha, que atualmente atravessa o rio Douro através da ponte Luís I, partindo do Hospital de São João, no Porto, até Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia.
A empreitada de expansão da Linha Amarela para sul acontecerá através de um viaduto sobre a autoestrada, sendo que depois a linha entrará num túnel até chegar à futura estação Manuel Leão, em Gaia, onde servirá a Escola EB 2/3 Soares dos Reis e o Centro de Produção da RTP no Monte da Virgem.
De seguida, a linha volta à superfície até à estação do Hospital Santos Silva, uma das unidades do Centro Hospital de Vila Nova de Gaia/Espinho, saindo para a urbanização de Vila D’Este, que tem mais de 15 mil residentes.
A obras de prolongamento da Linha Amarela e a construção da Linha Rosa representam no total um acréscimo de seis quilómetros e sete estações à rede de metro do Porto e um investimento total superior a 400 milhões de euros.