Vila Nova de Gaia foi selecionada pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), lançada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores, por adotar as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, no âmbito do projeto «Gaia Cuidador»
Assim, como resultado do reconhecimento do projeto, será atribuído um selo de mérito, válido até ao final de 2022.
A 1.ª edição da RACCI surge no sentido de integrar os municípios e as freguesias do território nacional que se destaquem pela adoção das melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.
Desta forma, ambiciona “distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo ou formalmente por municípios e freguesias”, distribuindo selos de mérito. O Movimento “Cuidar dos Cuidadores Informais” surge com o principal objetivo de dar maior visibilidade e destaque aos muitos cuidadores que, nos últimos tempos, ainda são alvo de injustiças. O Movimento surgiu em 2020, no seguimento do projeto corporativo global “Embracing Carers”, que conta com dezenas de associações portuguesas para a concretização de projetos capazes de ajudar, na prática, estes cuidadores.