NOVO PROJECTO RESIDENCIAL EM VILA NOVA DE GAIA APOSTA EM DESIGN MAIS SUSTENTÁVEL

Há um novo empreendimento residencial em Vila Nova de Gaia que aposta numa arquitectura moderna, mais sustentável e próxima da natureza. O projecto Gaia Hills situa-se entre um parque de cerca de três hectares e o rio Douro e apresenta soluções energéticas inteligentes, procurando satisfazer as “mais ambiciosas normas ambientais”.

Em zona ribeirinha, o projecto residencial Gaia Hills apresenta um “conceito moderno de habitação combinado com a natureza” e “assenta numa abordagem ecológica e sustentável”, informa o comunicado de imprensa. Esta perspectiva materializa-se na forma como os recursos naturais são aproveitados para integrar o ecossistema residencial – a água da chuva é encaminhada para sistemas de irrigação e/ou de descargas sanitárias, a luz solar é transformada em electricidade por painéis fotovoltaicos e é também utilizada para aquecimento de águas sanitárias através de colectores solares térmicos nas coberturas.

Num investimento de 85 milhões de euros por parte dos promotores, a construção irá decorrer em duas fases e deverá arrancar no segundo semestre de 2022.

Devido à localização, o imobiliário irá beneficiar da “segunda linha de Gaia”, projecto que inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro para servir o metro, peões e meios de mobilidade ligeira na ligação entre Campo Alegre, no Porto, e Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia.

O objectivo dos promotores, os grupos belgas Thomas & Piron e Promiris, que têm investido em vários locais portugueses, é “criar com o Gaia Hills um dos projectos mais emblemáticos em termos de sustentabilidade ambiental e ecológica”, refere ainda o documento.

O novo espaço residencial, destinado a famílias, tem uma área total de construção acima do solo de cerca de 30 500 m2, distribuída por, segundo as previsões, oito edifícios habitacionais, cada um com quatro a cinco pisos, perfazendo um total de 256 apartamentos T0 a T5. O preço dos apartamentos irá rondar entre os 150 e os 900 mil euros.