Nos dias 5 e 6 de novembro decorreu mais uma edição da Mostra Nacional de Jovens Criadores, em Vila Nova de Gaia. O concurso, que é realizado à responsabilidade do Instituto Português do Desporto e Juventude. IPDJ, I.P. e conta com a parceria do Município de Vila Nova de Gaia, da Renewing e do ISLA, tem já cerca de três décadas de existência. Esta é a “rampa de lançamento” para o mundo artístico de muitos jovens artistas portugueses, que ganham, desta forma, a oportunidade de dar a conhecer todas as suas capacidades.
Ao todo, estiveram presentes no evento cerca de cem candidatos, de 15 diferentes áreas artísticas, que variam desde o teatro e dança, à moda e literatura. Tendo em conta que este foi um momento de “networking”, foi possível a troca de contactos e partilha de ideias e conhecimentos. Na edição de 2021, foram a concurso mais de 80 projetos, proporcionando não só aos candidatos como aos visitantes uma experiência culta e repleta de emoções.
A cerimónia de encerramento contou com a presença de várias entidades, entre as quais o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, o presidente do Conselho de Administração da Fundação da Juventude, Francisco Maria Balsemão, e o vereador da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova Gaia, Elísio Pinto.