Por Cláudia Costa
O Modicus perdeu ontem frente ao SL Benfica na segunda meia-final por 2-0. O Benfica marca assim presença na final, que será disputada contra com o Sporting.
Minutos inaugurais, com os 2 técnicos a tentarem surpreender e a jogarem em 5×4+GR, com Tiago Brito (Benfica) e Óscar Santos (Modicus) no papel de guarda-redes avançado (do lado do Benfica).
A primeira grande oportunidade pertenceu à equipa encarnada, logo aos 2 minutos, mas Fits, em boa posição falhou o remate. Aos 8 minutos, Bruninho descaído para a direita disparou, mas André Correia com uma excelente intervenção. Aos 11 minutos, Tiago Brito tentou agitar as marés, com dois remates cheios de propósito, mas Hiram esteve enorme entre os postes.
Ambas as equipas iam criando grandes oportunidades para inaugurar o marcador, mas nem o Benfica, nem o Modicus conseguiram acertar com sucesso nas balizas. Uma primeira parte equilibrada, em que as defesas se superiorizaram aos ataques e, sem surpresas o nulo perdurou até ao apito para o descanso.
No regresso para a segunda metade de jogo, o Benfica entrou praticamente a vencer. Primeiro minuto de jogo e um grande golo do Ala Robinho, um remate colocado após uma reposição lateral de Nílson.
Após o golo, os comandados de Joel Rocha, ficaram mais confortáveis na quadra. Apesar do ligeiro ascendente das águias, os sandinenses procuravam o empate e, aos 15 minutos, Bruninho testou a atenção do guardião vermelho e banco.
Aos 29′, através de uma transição rápida conduzida por Bruninho que descobre Cigano na ala contrária, sem qualquer marcação, mas o remate do camisola 15 saiu ao lado da baliza encarnada.
No minuto seguinte, jogada individual de Fits, que superou Uesler e acertou no poste da baliza sandinense. Os nortenhos ficaram perto do golo através de Fábio Lima, mas mais uma vez, André Correia defendeu.
Aos 33 minutos, e depois de um grande passe de Afonso Jesus, Fábio Cecílio contornou, com classe, Hiram e dilatou assim para 2-0.
Para os derradeiros três minutos de jogo, o Modicus apostou no 5×4, com Uesler como guarda-redes avançado, e o golo quase surgiu pelos pés de Óscar Santos, em duas situações, aos 37′ e aos 39′. Até ao fim, o resultado não mais se alterou. O Benfica triunfou por 2-0 e marca encontro com o Sporting na final deste domingo, às 18h00, em Sines.
Recordando que esta é a 6ªedição da prova, sendo que o Sporting venceu as duas primeiras (2015/2016 e 2016/2017) e o Benfica conquistou as últimas três.