O Governo estima que o investimento na expansão das redes de metropolitano remontará a cerca de 1,7 mil milhões de euros, dos quais 317 milhões para em 2022, segundo o relatório da proposta de Orçamento do Estado apresentado ontem, dia 13 de abril. Um investimento superior àquele que constava na primeira proposta de orçamento para este ano, apresentada em outubro de 2021 pelo Governo e que foi declinada pela Assembleia da República.
Quanto ao metro do Porto, está em curso a nova linha Casa da Música – São Bento (linha rosa) e a expansão da linha amarela (até Vila d’Este), sendo criadas, no total, 7 estações ao longo dos novos 6 quilómetros de linha. Está também prevista a execução da Linha Casa da Música – Santo Ovídio, que se encontra já na fase de elaboração de projeto.
No conjunto das intervenções previstas para o Porto, serão designados à expansão da rede no Porto, em 2022, cerca de 191 milhões de euros, de um total previsto de 778 milhões. Esta nova proposta representa uma diminuição em 82 milhões de euros do investimento previsto para 2022 face àquela que tinha sido apresentada em outubro que era aproximadamente 273 milhões de euros.
O Fundo Ambiental, em relação ao metro do Porto, prevê uma transferência de verbas até ao limite de cerca de 71 milhões de euros, também para o financiamento do projeto de expansão da rede e aquisição de material circulante.
