Estruturas em Vila Nova de Gaia, no Porto e em Gondomar não dão vazão à grande procura. Para ter lugar para o barco na plataforma gaiense o tempo de espera já vai em dois anos.
No Porto, as principais marinas no rio Douro têm a lotação esgotada há dias e há listas com tempo de espera de dois anos. A Afurada e o Freixo estão repletas. O interesse é de tal ordem que os responsáveis têm sido aliciados por estrangeiros para vender a marina.
A Angra do Douro, logo acima da barragem de Crestuma/Lever, tem lotação para 275 embarcações. Tem estado sempre preenchida “desde os últimos três anos”. António Costa, sócio-gerente, diz que a solução é ampliar. O atual espaço ocupa a lagoa da Lixa, mas há a lagoa vizinha, de Leverinho, que está livre e encaixa na perfeição no projeto para dobrar o número de postos de acostagem. “Temos a concessão das duas lagoas e a extensão faz parte do Plano de Pormenor. Bastará deslocalizar o posto de abastecimento. Por se tratar de estruturas flutuantes não são necessários mais requisitos”, explica, atirando para o biénio 2023/24 o projeto de expansão.