Linha ferroviária de Gaia totalmente renovada

Aumentar a segurança e a flexibilidade da exploração, bem como reforçar a capacidade para comboios de mercadorias, é o principal objetivo da total renovação em curso do troço da Linha do Norte referente a Gaia, num total de 14,2 quilómetros.

A obra, que representa um investimento de 55,3 milhões de euros, foi adjudicada em fevereiro de 2020 e, em julho do mesmo ano, a Infraestruturas de Portugal procedeu à sua consignação ao consórcio constituído pela construtora portuguesa DST e pelos espanhóis da AZVI. A decisão foi tomada depois de o Tribunal de Contas ter concedido o visto prévio necessário ao respetivo contrato, tendo a empreitada um prazo previsto de 660 dias.

“Com a execução desta empreitada haverá um conjunto de benefícios económicos totais muito significativos tanto para as pessoas como para as empresas”, garante a Infraestruturas de Portugal (IP). Ainda de acordo com a IP, “a intervenção insere-se no programa Ferrovia 2020 – Corredor Norte/Sul, mais concretamente na modernização do troço Ovar (Válega) – Gaia, o qual, representa um investimento global de cerca de 166 milhões de euros”.

“A intervenção no Corredor Norte – Sul, onde se inclui este troço de via, destina-se a tornar o serviço ferroviário mais competitivo e eficiente no transporte de passageiros e mercadorias e reforçar a ligação entre o Norte e o Sul do país”, afirma a Infraestruturas de Portugal.