Laboratório Edgar Cardoso apresenta melhor proposta para nova ponte no Douro

O laboratório Edgar Cardoso apresentou a melhor proposta para a construção da nova ponte sobre o rio Douro entre Porto e Gaia. Foram anunciadas nesta segunda-feira as três melhores candidaturas para a travessia que vai servir para a nova linha do Metro do Porto que irá chegar a Gaia. A proposta final será adjudicada em 7 de dezembro, anunciou o presidente da transportadora, Tiago Braga, depois de uma reunião extraordinária do conselho de administração.

O concurso público para a nova travessia foi lançado em março deste ano. As propostas a concurso teriam de ter um orçamento abaixo dos 70 milhões de euros e prazo de execução de 1100 dias, cerca de três anos. As propostas também tinham de ter em conta que a ponte não terá pilares no rio, que a cota será mais alta do que a da ponte da Arrábida e também tem de permitir a passagem de peões, bicicletas e metro.

O júri recebeu um total de 28 propostas, das quais foram escolhidas as três melhores. Segue-se a fase dos convites para apresentação das propostas finais, na primeira quinzena de novembro. O relatório final de avaliação do júri será publicado em 30 de novembro.