Depois de ter conquistado dois sextos lugares em nos Olímpicos de Londres 2012, a canoísta de Vila Nova de Gaia está de regresso aos Jogos Olímpicos. A estreia em Tóquio 2020 acontece esta segunda-feira, em K1 200 metros, seguindo-se, na quarta-feira, a prova de K1 500 metros.
Joana Vasconcelos não desistiu de estar em Tóquio 2020 e acabou mesmo por ser a última canoísta da Seleção Nacional a garantir o apuramento para Tóquio, depois de obter a vaga na derradeira prova de qualificação disputada em Barnaul, na Rússia, aumentando para oito os canoístas apurados para as Olimpíadas de Tóquio.
A atleta internacional portuguesa estreou-se em Londres 2012 nos Jogos Olímpicos, com um duplo 6.º lugar, nas provas de K2 500 metros e de K4 500 metros. Campeã do Mundo de Juniores em K1 500 metros, título conquistado na Rússia, em 2009, Joana Vasconcelos juntou, no referido ano, o ouro mundial ao título europeu em K1 1000 metros e ao bronze europeu em K1 500 metros. De salientar que em 2009, a atleta fez o pleno de pódios nas mais importantes provas internacionais.
O calendário competitivo de Joana Vasconcelos em Tóquio 2020 arranca com a eliminatória de K1 200 metros, agendada para esta segunda-feira, às 01h37 (hora de Portugal continental). Na Sea Forest Waterway, na Baía de Tóquio, a canoísta da Equipa Portugal também vai competir na prova de K1 500 metros, com a eliminatória a estar marcada para quarta-feira (4 de agosto), às 03h15 (hora de Portugal continental).
“Vou competir nos meus segundos Jogos Olímpicos. Vou dar o meu melhor. Estou muito feliz por estar aqui com toda a equipa”, transmite Joana Vasconcelos, desejando que “estes Jogos Olímpicos corram bem, não só a mim, mas a todos os colegas de equipa”. “Vamos sempre dar o nosso melhor. O meu objetivo é tentar alcançar o melhor resultado que consiga e vou dar o meu melhor. Espero sair daqui com um sorriso”, expressa.