No passado dia 21 de dezembro, pelas 11:00H, foi inaugurada, em frente à Estação Litoral da Aguda, a escultura “ Pesca da Mugiganga” em homenagem aos pescadores da praia da zona.
A inauguração da obra contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, do Presidente do Conselho de Administração da Águas de Gaia, Miguel Lemos Rodrigues, acompanhado dos operários que colaboraram no projeto, do responsável da Estação Litoral da Aguda, Mike Weber, da maioria dos pescadores no ativo na área e de 40 convidados.
Durante a cerimónia, Mike Weber explicou o atribulado processo de criação desta escultura, que nasceu da colaboração de diversas pessoas, afirmando que “A mugiganga é uma arte centenária, com origenm na praia da Aguda e, por isso, foi fundamental o contributo dos pescadores desta zona”.
A mugiganga é um método de pesca que requer menos meios, sendo eles pequenos barcos, denominados de bateiras, que se dedicavam principalmente à captura de espécies pequenas, como por exemplo o camarão.
Em contrapartida, o presidente da autarquia enfatizou a indispensabilidade de preservar a memória coletiva e os símbolos que caracterizam uma comunidade, dizendo “É bom que quando alguém passar pela escultura se lembre das centenas de pessoas que ao longo de muitas décadas fizeram das tripas coração para, com sol, chuva ou tempestade, ir ao mar buscar o peixe para colocarmos na mesa. Hoje continua a ser assim. Com pesca mais artesanal ou não, os pescadores continuam a correr riscos. Esta é, também por isso, uma forma de fazer uma homenagem a todos”.
Débora Martins