A estação de metro do Hospital de S. João, que contempla a linha amarela, fechada para obras desde setembro do ano passado, reabre hoje. O término da linha Amarela foi, nos últimos meses, a estação do IPO.
As obras permitirão que, na Linha Amarela (S. João/Santo Ovídio, em Gaia), o serviço tenha uma frequência de cinco minutos nas horas de ponta. Tiago Braga, presidente do metro do Porto, afirmou no ano passado o reforço da oferta resulta dos trabalhos de colocação de agulha dupla no término do Hospital de São João. O objetivo do Metro era oferecer uma frequência entre os três e os quatro minutos, algo que só será possível quando for aberta a ligação entre Santo Ovídio e Vila d’Este, em Gaia.
“Logo em janeiro vamos passar para 11 veículos a circular, em horas de ponta, em ambos os sentidos”, afirmou Tiago Braga.
“Estamos a fazer um reforço de atração na linha Amarela, sendo que o nosso objetivo é entre 16 a 18 veículos a circular entre o Hospital de São João e o término de Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia. Esse objetivo será concretizado no momento em que abrirmos a ligação a Vila d”Este”, esclareceu Tiago Braga. O prolongamento da linha Amarela deverá estar concluído no início de 2024.