A sustentabilidade é um conceito multidimensional que continuará a interpelar o candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues. A estratégia passará pela continuidade da ação dos últimos anos e pela adoção de novos compromissos programáticos.
Do programa eleitoral de Eduardo Vítor Rodrigues para o período 2021-25 consta, por isso, a aquisição para o património municipal de terrenos onde nascerão novos espaços ambientais de lazer e fruição, abertos ao público, nomeadamente a Vila Alice e a Quinta dos Condes de Paço Vitorino, que irão acolher o futuro Museu e Jardim Botânico Internacional. “Estes são dois extraordinários exemplos de espaços de qualidade ambiental, que irão complementar e fazer crescer a rede de parques do concelho, associando-se as dimensões patrimoniais, ambientais e sociais”, afirma o candidato.
Na sequência do sucesso da primeira fase de intervenção paisagística no Parque de São Paio/Lavadores, da responsabilidade de Sidónio Pardal, a obra será retomada, agora com a segunda fase da intervenção, alargando enormemente o espaço público, ambiental e de lazer e permitindo, ao mesmo tempo, relocalizar o campo de futebol outrora instalado em pleno interior da Reserva Natural Local do Estuário do Douro.
Por fim, e porque sempre houve a consciência da importância de oferecer espaços criados especificamente para a utilização de cães, Eduardo Vítor Rodrigues propõe a criação de uma rede concelhia de parques caninos, os já designados como «Patas Parque». O objetivo passa por disponibilizar aos animais de companhia um espaço seguro, onde possam andar sem trela, socializar com outros animais, exercitando-se e usufruindo de percursos de obstáculos.
“Já mostrei que é possível ter um forte investimento, ao mesmo tempo que temos boas contas e políticas sociais e humanistas e trabalhamos com seriedade e rigor. Temos novos desafios pela frente para fazer crescer Vila Nova de Gaia, com coesão e sustentabilidade”, conclui Eduardo Vítor Rodrigues.