Este novo centro de testes, que irá funcionar em contentores, deverá ser instalado no cais de Gaia, sendo o Jardim do Morro e a Serra do Pilar “outras das possibilidades”, disse Patrocínio Azevedo aos jornalistas, no final da reunião do executivo municipal.
A escolha destes locais prende-se com o facto de serem locais de grande afluência turística. “O objetivo deste centro na modalidade “walk-thru”, que é um modelo a pé e não de carro, é permitir às pessoas, nomeadamente aos turistas, poderem ir até lá a pé, enquanto passeiam, não necessitando de usar o carro”, afirmou.
O autarca adiantou ainda que o investimento da Câmara Municipal neste equipamento é reduzido, assentando na disponibilização do espaço, apoio logístico e ponto de luz para ligação de equipamentos.
Esta proposta de criação de um terceiro centro de testes tem um mês, acrescentando que face ao atual aumento do número de infeções e disponibilização de testes gratuitos mensais às pessoas, o funcionamento do mesmo tem de ser repensado.
Atualmente, Vila Nova de Gaia, tem dois centros de rastreio à covid-19, um no Pavilhão Municipal da Lavandeira e outro no Espaço Mais Grijó, recordou Patrocínio Azevedo.
