O Museu Ubuntu chegou a Vila Nova de Gaia, refletindo-se numa compilação de histórias da cidade. Assim, este museu virtual expõe não só a obra de arte que é vida de cada gaiense, como também as histórias da cidade. “O Museu Ubuntu é um compêndio de histórias que compõem a história de Vila Nova de Gaia. Através das pessoas, atores e autores das suas histórias, contamos e guardamos as memórias individuais e coletivas que constituem um importante património imaterial do município”, pode ler-se na apresentação do projeto.
Esta iniciativa insere-se no projeto «Ubuntu no Bairro», promovido pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), com o apoio da Câmara Municipal de Gaia, através do projeto «Meu bairro, minha rua». O projeto Ubuntu no Bairro é apoiado pela iniciativa Portugal Inovação Social e cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.
Sendo as pessoas o principal pilar do Município, o Museu Ubuntu procura mostrar as suas histórias a todos, numa tentativa de preservar “a memória dos territórios, dos ofícios, das tradições, das festas e romarias”, tornando-as, assim, intemporais.
Esta iniciativa virtual e colaborativa tem ainda como objetivo celebrar o Mundo e as pessoas, visto ser “uma ferramenta que nos permite olhar o Mundo com o olhar do outro e reconhecer que «eu sou porque tu és»”.Sendo este um “museu aberto a todos”, qualquer munícipe pode participar e contar a sua história acedendo ao link https://museuubuntu.org/gaia/index.php/conte.