Gaia irá implementar o Observatório da Pessoa Idosa

O Observatório da Pessoa Idosa, um projeto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, está a ser implementado nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas de cariz social do concelho de Gaia, com o apoio da Câmara Municipal. Trata-se de um projeto que avalia, monitoriza e melhora os parâmetros relacionados com a fragilidade, a função física e cognitiva e a funcionalidade diária. Até ao momento, já foram avaliados cem residentes, sendo que 42 foram considerados elegíveis para participar na segunda fase, que consiste na implementação de um programa de exercício físico adaptado e estruturado.
Destinando-se à população com 65 anos ou mais, residente em lar, o projeto acarreta claros benefícios para os utentes e para as instituições, nomeadamente: previne o estado de fragilidade, acautelando a prevenção de quedas, incapacidade, hospitalização e morte precoce; e identifica o perfil de necessidades de cada utente, permitindo o desenho de um plano de atividades e intervenções.

Em colaboração com a Escola Superior de Biotecnologia, nomeadamente o curso de nutrição, será ainda delineado um plano de acompanhamento nutricional a todos os utentes que participam no programa, independentemente de serem elegíveis ou não para todas as fases.

Com uma população cada vez mais envelhecida, a sensibilização da comunidade para a importância de prevenir e retardar o estado de fragilidade é, por isso, fundamental.

gettyimages 1037263810