Gaia é «Autarquia Solidária»

A adesão do Município de Gaia ao programa «Autarquia Solidária» foi aprovada. Esta decisão representa o reconhecimento público de boas práticas de âmbito social, valorizando, assim, os municípios – câmaras, freguesias e uniões de freguesias – que trabalham em prol da comunidade e do seu desenvolvimento sustentável e solidário, colocando as necessidades dos cidadãos sempre em primeiro plano.

O programa que Gaia agora integra tem a duração de um ano e assenta em quatro ações-chave: a partilha de ações e programas solidários, através de artigos, na revista da Cidade Social, sobre as intervenções no território; a criação de momentos de partilha e formação entre entidades que fomentam ou pretendam fomentar ações solidárias; o reconhecimento das autarquias e das entidades que nos seus territórios implementam programas solidários; e a implementação de metodologias de trabalho em rede entre as autarquias aderentes ao programa.

Durante um ano, pretende-se que o «Autarquia Solidária» colabore com o poder local para fazer de cada território um lugar melhor para viver, com base em princípios e matrizes solidárias comuns.
Este programa é promovido pela Cidade Social, organização responsável, também, pela iniciativa «Município Amigo do Desporto», que envolve mais de 150 dos municípios, entre os quais Vila Nova de Gaia.

Captura de ecra 2021 09 04 131538