Vila Nova de Gaia vai acolher, de 7 a 9 de julho, o II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CIEECi 2022), um evento onde serão abordadas as atuais tendências e investigação em educação para o empreendedorismo, com conferências, comunicações, palestras, mostras de jovens empreendedores, startups e publicações. Um momento, que se pretende único, de diálogo interdisciplinar sobre a transformação silenciosa em curso nas escolas e universidades em Portugal e na Europa, no Brasil e na América Latina, em África e nos Estados Unidos através da educação em empreendedorismo.
Organizado pela Universidade Aberta, Câmara Municipal de Gaia, ISLA Gaia – Instituto de Gestão e Tecnologia e SEBRAE (Brasil), juntamente com outros parceiros, este congresso será um momento singular para construir pontes e criar futuro. A presença de docentes, investigadores, estudantes, empreendedores e decisores políticos, nacionais e internacionais, constitui uma oportunidade para debater as evidências, práticas e tendências do empreendedorismo no mundo atual.
O evento contará com a participação de representantes dos Estados português e brasileiro, de São Tomé e Príncipe, do comendador Rui Nabeiro, além de representantes de instituições públicas e privadas, estrangeiras e portuguesas. Destaque-se a participação de cerca de sessenta oradores convidados, entre os quais Luke Pittaway, Paul O’Reilly, Fernando Dolabela e Pedro Vera Castillo. Serão apresentadas 151 comunicações livres relacionadas com a investigação e práticas de educação para o empreendedorismo e cidadania e haverá, ainda, espaço para uma mostra de 25 projetos empreendedores.
O evento realizar-se-á em formato híbrido, estando inscritos até ao momento 952 congressistas, dos quais 287 presencialmente e 665 online, envolvendo 20 nacionalidades de todos os continentes.
Este congresso é o culminar de uma rede global de educação em empreendedorismo que ao longo dos últimos 15 anos tem vindo a otimizar sinergias, envolvendo especialistas de várias nacionalidade e continentes, com foco na investigação e na intervenção.