Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre estão sob aviso entre as 00:00 de hoje e as 07:00 de segunda-feira.
A partir das 00:00 de hoje e até às 07:00 de segunda-feira também os distritos de Évora, Faro, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa e Beja estarão sob aviso amarelo devido ao frio.
Os avisos do IPMA variam entre o vermelho (o mais grave), o laranja e o amarelo. Este último significa que se está perante uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica e que a população deve acompanhar a evolução das condições meteorológicas.
Na próxima semana o panorama mantém-se, estaremos a falar de uma vaga de frio?
O ar ártico vai continuar a ser bombeado até Portugal continental para além de hoje, prevendo-se que este panorama meteorológico se mantenha até meados da próxima semana. Pelo menos até ao Dia de Reis, vai persistir o frio intenso, as temperaturas muito baixas e a neve em locais pouco habituais. Por vezes teremos alguns aguaceiros. Como estas temperaturas muito abaixo do habitual e o frio intenso se denotam devido à magnitude e persistência apresentada, poderemos estar perante uma poderosa vaga de frio.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial, este fenómeno ocorre quando, num período de 6 dias consecutivos, a temperatura mínima do ar é inferior em 5 ºC ao valor das temperaturas mínimas diárias no período de referência. Tal possibilidade poderá verificar-se devido ao que os mapas de previsão do ECMWF mostram, tanto devido à duração da vaga de frio, como pela anomalia térmica apresentada.