EXPOSIÇÃO REÚNE CONTRIBUTOS DOS CIDADÃOS SOBRE O TERRITÓRIO E OS COSTUMES DE VILA NOVA DE GAIA

Entre 10 de Maio e 5 de Junho, a exposição “Comunidade em histórias – Memória dos lugares e pessoas de Gaia” leva ao Centro Cívico, em Vila Nova de Gaia, o resultado de uma articulação entre o Museu Ubuntu Gaia, a equipa do projecto Meu Bairro Minha Rua e a equipa de desenvolvimento de projectos Plano Director Municipal (PDM) participativo da Gaiurb, E.M. para dar a conhecer a história dos locais pela voz de quem os habita.

Com o objectivo de promover uma democracia participada e próxima dos cidadãos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia apostou no resgate e preservação de memórias individuais e colectivas para, a partir daí, pensar e planear a cidade. O Mapa de Memórias Colectivas que dá a conhecer o território e a sua evolução ao longo dos anos é o resultado da interacção entre a equipa de desenvolvimento do PDM da Gaiurb e os cidadãos, que agora permite percorrer Gaia através dos tempos e na sua geografia.

Paralelamente, após anos de intervenção do projecto Meu Bairro Minha Rua – este ano distinguido com o Prémio Nacional de Sustentabilidade na categoria “Bem-estar e cidades sustentáveis” – e do Museu Ubuntu Gaia, cerca de três dezenas de contribuições individuais criaram um compêndio de histórias que guardam a memória dos territórios, dos ofícios, das tradições, das festas e das romarias, constituindo um importante património imaterial do município.

Recorde-se que o Museu Ubuntu Gaia é uma iniciativa do projecto Ubuntu no Bairro, promovido pelo IPAV – Instituto Padre António Vieira, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia através do projecto Meu Bairro Minha Rua. O projecto Ubuntu no Bairro apoiado pela iniciativa Portugal Inovação Social e co-financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.