Equipa de Mariana Lobato vence maior competição de vela feminina em Portugal

A Lusíadas Saúde Porto Sailing, a maior competição de vela a Norte de Portugal, decorreu entre dias 9 e 10 de setembro.

O campeonato, constituído por duas provas: a Women on Water – Natixis e a Regata do Infante, foi disputado no Rio Douro, junto às margens de Gaia e do Porto.

Ao longo de dois dias, estiveram presentes na Women on Water – Natixis um total de 35 velejadoras, entre as quais se destacam algumas das principais velejadoras nacionais, as olímpicas Sara Carmo e Mariana Lobato .

A vitória foi da equipa da velejadora olímpica Marina Lobato ao leme e, na tripulação, a velejadora do clube de Gaia BBDouro/WeDoSailing
Francisca Barros, Joana Azevedo, Carlota Gala e Maria Sánchez. Esta equipa liderou também a fase de qualificação, apurando-se diretamente para a final.

A Lusíadas Porto Sailing foi certificada pelo programa Clean Regattas, da associação mundial Sailors For the Sea, obtendo a classificação
“Gold”.

O evento contou também com a maior regata de embarcações tipo cruzeiro no Norte de Portugal, a Regata do Infante.

Entre os 45 barcos e cerca de 300 velejadores, na classe ANR1 a vitória foi para o “Le Petit Prince” de Pedro Fernandes, na ANR2 o “Ojo Piojo” de Manuel Lopes liderou, enquanto Rui Ramada Barros a bordo do “Yess” venceu o ANR3. Entre os Platu, o “Cheers” de Filipe Pedrosa cortou em primeiro e, nos SBoat, o “Jazz” de Bruno Albuquerque terminou na frente.

O Barco Lusíadas For All, o primeiro catamaran no mundo desenvolvido em Portugal que permite alargar a prática de vela a todos, voltou a marcar presença na prova.

A associação SIM, Somos Capazes esteve a bordo, alcançou o primeiro lugar na etapa de volta a Leixões, tendo, no final, presenteado todos os participantes com um concerto após a entrega de prémios.

Lígia Correia e Sara Lourenço