Enfermeiros da pediatria de Gaia pedem escusa de responsabilidade

A equipa de enfermeiros do Serviço de Urgência (SU) de Pediatria do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho tem passado momentos difíceis e pede escusa de responsabilidade, devido à falta destes profissionais.

João Paulo Carvalho, atual presidente da Ordem dos Enfermeiros (OE) do Norte alertou para que “os cuidados de enfermagem seguros e de qualidade estão (ou poderão estar) comprometidos se a equipa não for rapidamente reforçada”.

30480193
enfermeiros pedem escusa de responsabilidade

A equipa de enfermagem do Serviço de Urgência pediátrica deste centro hospitalar está composta por metade do que haveria de ser, “21/22 enfermeiros quando deveriam ser 40”, de acordo com o regulamento de dotações seguras da OE.

Estes profissionais da saúde enviaram, na terça-feira, um segundo pedido de escusa ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), depois de já terem apresentado um primeiro pedido há pouco mais de um mês.

“O conselho administrativo do CHVNGE é compreensivo com as motivações apresentadas pelos nossos enfermeiros, reconhecendo a maior pressão a que estão sujeitos neste período sazonal e ao elevado absentismo que se tem verificado nas equipas”, refere deixando um alerta.

“Ressalvamos que o grande aumento de utentes no serviço de urgência está também associado a episódios pouco ou nada urgentes (triagem verde/azul). Ainda assim, reconhecemos a necessidade de reforço das equipas, situação que está a ser articulada com as entidades legalmente competentes para a obtenção de autorização para a contratação de mais profissionais”, acrescenta o centro hospitalar.