Desde a semana inicial de pausa letiva motivada pela evolução da pandemia de covid-19, a Câmara Municipal de Gaia, à semelhança do que aconteceu na primeira vaga, em 2020, fornece almoços a alunos do Escalão A da Ação Social Escolar, a estudantes em acolhimento nas escolas (filhos de trabalhadores de serviços essenciais) e a pessoas/famílias infetadas, ou não, que estejam impossibilitadas de sair ou de garantir a sua alimentação. No total, desde 25 de janeiro foram servidos perto de 19 mil almoços (num investimento de cerca de 40 mil euros), sendo que neste momento se somam cerca de 650 por dia.
Recorde-se que este número começou nos cerca de trezentos e que, entretanto, mais do que duplicou. Importa também referir que, deste total diário, mais de quinhentos almoços destinam-se a crianças e perto de uma centena a adultos. Neste momento, além dos almoços são ainda servidos pelos serviços da autarquia cerca de oitenta lanches diários.
Para que esta importante ajuda às famílias seja possível, estão em funcionamento diário, exceto ao fim de semana, as cantinas das escolas EB dos Carvalhos e de Vila d’Este, sendo as refeições distribuídas por cerca de vinte estabelecimentos escolares de Gaia e ao domicílio.
Este é um dos apoios que a Câmara Municipal de Gaia implementou neste novo confinamento do país, integrando o conjunto de medidas que haviam sido asseguradas também em 2020.