Segunda-feira, Dezembro 2, 2024

Jornal / TV Terras de Gaia

InícioSem categoriaEm Portugal será possível vacinar contra a covid-19 até 75 mil pessoas...

Em Portugal será possível vacinar contra a covid-19 até 75 mil pessoas por dia

Francisco Ramos, coordenador da task force criada pelo Governo para gerir o plano de vacinação contra a covid-19, diz que Portugal deverá comprar mais do que os 22,8 milhões de doses que já estão acordados com as farmacêuticas nos próximos meses. “É um enorme erro que qualquer país seja egoísta e queira as vacinas só para si. Não é possível ficarmos protegidos se nos vacinarmos só a nós.”

O coordenador da task force criada pelo Governo para gerir o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal, o ex-secretário de Estado da Saúde Francisco Ramos, acredita que será possível atingir a imunidade de grupo no próximo Verão, “porque o que os especialistas dizem” que “será conseguida com 60 a 70% da população” vacinada. Mas pede “extrema prudência”. A vacina “é apenas uma parte da solução, não é um milagre, não é o golpe de mágica que tudo vai resolver”. Adianta também que vai recomendar ao Governo que peça um parecer ao Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida sobre o consentimento esclarecido das pessoas com demência. E não acha que seja problemático chegar às pessoas que não têm telemóvel — e que não podem assim receber um SMS que as questiona sobre se querem ou não ser vacinadas.

Quando chegam as primeiras doses da primeira vacina, a Pfizer-BioNTech?
No dia 24 ou no dia 26. A distribuição ocorrerá em simultâneo nos 27 Estados-membros da União Europeia e o que já está fechado é o acordo político de que o início do processo de vacinação arrancará em todos os países entre os dias 27 e 29 de Dezembro.

Quais são os hospitais selecionados para a administração das primeiras doses a profissionais de saúde?
Essa lista ainda não está fechada, mas serão grandes hospitais por uma razão logística, de distribuição. Como estamos a falar de duas caixas com 9750 doses, temos que limitar o número de hospitais para começar. É um primeiro momento simbólico. Depois o que está confirmado é a entrega de cerca de 300 mil doses em Janeiro, 420 mil na primeira semana de Fevereiro e 490 mil na primeira semana de Março.

São muitos os profissionais de saúde que não querem ser vacinados?
A única informação que tenho, de um hospital que conheço, é que 85% dos inquiridos aceitaram vacinar-se, o que me parece francamente positivo, quando se compara com a vacina da gripe em que nunca mais de 50% aderem à vacinação.

Fonte: Jornal Público


- Advertisment -

MAIS POPULAR

ARTIGOS RELACIONADOS