O antigo preso político e membro do Conselho de Estado Domingos Abrantes vai participar numa sessão pública sobre os 50 anos do 25 de Abril, que se realizará no próximo dia 17 de fevereiro, às 15:00H, no Salão da Junta de Freguesia de Canidelo. O evento é organizado pela URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses, no âmbito das comemorações do cinquentenário da Revolução dos Cravos.
Domingos Abrantes, que nasceu em 1936 em Vila Franca de Xira, é um dos históricos militantes do Partido Comunista Português (PCP), tendo aderido ao partido em 1954 e integrado o seu Comité Central entre 1963 e 2016. Foi preso pela PIDE diversas vezes, passando um total de 11 anos nas cadeias do regime fascista. Foi um dos protagonistas da famosa fuga de Caxias em dezembro de 1961, quando escapou da prisão num carro blindado que pertencera a Salazar. Foi também deputado à Assembleia da República pelo PCP entre 1976 e 1995 e membro do Conselho de Estado entre 2016 e 2022.
Na sessão pública de Canidelo, Domingos Abrantes irá partilhar a sua experiência de luta e resistência contra a ditadura, bem como a sua visão sobre o significado e o futuro do 25 de Abril. A sessão contará também com a intervenção de outros resistentes antifascistas, que irão testemunhar sobre as suas vivências e as suas expectativas para a democracia portuguesa.
A entrada para a sessão pública é livre, mas sujeita à lotação do espaço.
Lígia Correia