O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Vila Nova de Gaia, deteve um homem de 24 anos por posse de arma proibida, no concelho de Vila Nova de Gaia.
No âmbito de uma investigação por crime de ameaças com recurso a arma de fogo, com duração de dois meses, no concelho de Vila Nova de Gaia, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que culminaram na identificação do suspeito. No decorrer da ação, foram realizadas três buscas domiciliárias, onde foi possível apreender o seguinte material:
· Duas balaclavas;
· Dois cartuchos;
· Uma arma de fogo;
· Uma faca de abertura automática;
· Uma faca de fabrico artesanal;
· Um par de luvas.
O suspeito, com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza e por roubos com recurso a armas de fogo, foi detido e presente ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia.
No decurso da ação policial, foi ainda identificado um jovem, de 15 anos, por posse de arma proibida e os factos foram comunicados ao Tribunal de Família e Menores de Vila Nova de Gaia.
A GNR relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem, sem se encontrar autorizado, detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma elencada no n.º 1 do Artigo 86.º do mesmo diploma, encontra-se a incorrer no crime de posse de arma proibida.