Complexo aquático da Lavandeira avança

No passado dia 20 de dezembro, foi assinado, entre a Câmara Municipal de Gaia e a Rigel S.A, o contrato de consignação que permitirá o início da construção do Complexo Aquático de Formação da Lavandeira. 

Esta obra, que tem como objetivo “construir uma infraestrutura que complemente a área desportiva existente, transformando esta zona num grande centro desportivo e de lazer, de promoção de aprendizagem desportiva e lúdica, aliado ao conforto de um espaço natural em pleno centro da cidade”, conta com um tanque de oito pistas, sendo seis delas de 25 metros e duas de 50 metros, um tanque com uma pista de dez metros e uma zona spa, com jacuzzi, sauna e banho de vapor, um ginásio com mais de 1 000m, quatro salas de aula de grupo polivalentes, uma ludoteca, um parque de estacionamento para 150 veículos e uma piscina exterior com zona de solário e zona lúdico-desportiva. 

A construção resulta de um investimento de 10 milhões de euros e será iniciada num período de 90 dias, tendo duração estimada de cerca de um ano e meio. Será, também, responsável por empregar 100 pessoas e garantir a criação de 50 postos de trabalho diretos para a gestão do equipamento, após o seu término. 

O presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, afirma que o “equipamento está direcionado para as pessoas e para o crescimento da cidade, não tendo, por isso, surgido de uma inspiração momentânea” e acredita que este “vai ser o primeiro de outros e que será um investimento modelo para os promotores e para a nossa cidade, fazendo realmente a diferença na vida dos seus utilizadores”. 

Débora Martins