A vontade de ajudar quem nos rodeia parece ser, cada vez mais, uma necessidade crescente. Contudo, a verdade é que, em contexto de pandemia e neste novo contexto social que é o confinamento, esta realidade parece mais distante. Por isso, será possível ajudar sem sair de casa? A resposta é: sim, é possível.
Atualmente, e com a evolução da tecnologia e o acesso à internet, torna-se muito mais fácil chegar a qualquer pessoa ou lugar, mesmo que fisicamente impossível. Por isso, apesar da imposição de isolamento social, é possível ajudar pessoas e contribuir para diferentes causas através do voluntariado online.
Está comprovado que fazer voluntariado, neste caso em formato online, pode ser um grande fator de diferença na vida das pessoas que estão a ser ajudadas, que deve ser o principal motivo pelo qual é feito. Além disso, atividades de voluntariado são sempre uma mais valia em termos de currículo e formação pessoal.
As iniciativas de voluntariado online têm ganho uma crescente importância nos últimos tempos e variam desde acompanhamento a idosos ou crianças; ajuda relacionada com a recolha de material escolar e, principalmente, equipamento eletrónico, para crianças com menos possibilidades económicas; divulgação de campanhas de angariação de fundos; entre muitas outras iniciativas.
Fazer a diferença na vida das outras pessoas pode ser tão fácil como o clique num telemóvel ou computador.