A Câmara Municipal vai investir cerca de 1,5 milhões de euros em cheques-oferta para a aquisição de material escolar no próximo ano letivo, uma medida que beneficiará 31.053 alunos. A medida, aprovada em reunião do executivo de 7 de junho, abrange os alunos de todos os graus e tipos de ensino de Vila Nova de Gaia, representando um auxílio económico que integra o programa de ação escolar do município.
Para os 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a autarquia conta gastar mais de 128 mil euros com 4.280 alunos. Já para 4.740 alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo, o valor é de 189 mil euros. Somam-se 5.295 alunos e cerca de 238 mil euros para o 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como 7.670 estudantes e cerca de 383 mil euros para o 3.º Ciclo. A medida também inclui alunos do secundário, num total de cerca de 400 mil euros a distribuir por cheques-oferta que beneficiarão 6.074 alunos. Para o Ensino Profissional está reservado um apoio de mais de 126 euros destinado a 2.539 alunos, enquanto o Ensino Artístico Especializado deverá ter direito a cerca de 34 mil euros para 455 estudantes. O valor dos apoios vai dos 30 euros para alunos dos primeiros anos escolares a 75 euros para quem frequente o Ensino Artístico Especializado.
Para levar a cabo este programa, a Câmara Municipal vai estabelecer um protocolo com Associação Comercial, Industrial e Serviços De Vila Nova De Gaia (ACIGaia), aprovado na mesma reunião. À ACIGaia caberá operacionalizar este projeto junto dos estabelecimentos comerciais que queiram aderir ao programa.
Os cheques-oferta permitirão a aquisição de cadernos de atividades e de material escolar. O levantamento será feito pelos encarregados de educação nos estabelecimentos de ensino e os vales devem ser descontados em lojas aderentes localizadas no concelho de Gaia.
