As linhas orientadoras da candidatura de Gaia a Capital Europeia da Juventude 2024 vão ser apresentadas hoje, dia 4 de fevereiro, à Direção Regional de Juventude do Governo dos Açores, através de uma reunião virtual.
Recorde-se que a 12 de janeiro, o Município de Gaia submeteu de forma oficial a sua candidatura junto do Fórum Europeu da Juventude. Com o slogan «Lead Gaia», a candidatura pretende fomentar uma liderança inclusiva e está assente em seis eixos prioritários: direitos dos jovens, participação jovem, Europa, combate às alterações climáticas, inclusão e inovação social e qualidade no trabalho com os jovens. De referir que a carta de candidatura foi, também ela, redigida em parceria com um grupo de jovens.
“Em Gaia, nada é feito em termos de políticas de juventude sem o contributo dos jovens. Queremos que a candidatura #Gaia2024 seja um polo de convergência à escala nacional e lusófona, potenciando o território, a língua portuguesa e os jovens que compõem tão vasto universo”, sublinha Elísio Pinto, vereador da Juventude da Câmara Municipal de Gaia.
A candidatura #Gaia2024 teve o seu início em 2018, com a apresentação pública de visão. Seguiu-se uma Assembleia Zero, em que foram recolhidos contributos de diversos agentes do concelho. Hoje, de entre outras iniciativas, decorrem as academias PowerUp, destinadas a capacitar os jovens de competências necessárias à efetivação da candidatura. Além disso, a Comissão Europeia já estabeleceu contactos junto do Município com o intuito de saber mais detalhes sobre as suas políticas de juventude.
A candidatura regista o apoio formal da Presidência da República e do Governo, bem como do Conselho Nacional de Juventude e Federação Nacional de Associações Juvenis e, também, de organizações de membros da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa. As sessões de apresentação das linhas orientadoras da candidatura vão continuar nos próximos tempos.