Segunda-feira, Janeiro 13, 2025

Jornal / TV Terras de Gaia

InícioSem categoriaCâmara de Gaia inicia discussão do PDM que "revolucionará" concelho em 10...

Câmara de Gaia inicia discussão do PDM que “revolucionará” concelho em 10 anos

A câmara de Vila Nova de Gaia inicia sexta-feira as sessões de discussão do Plano Diretor Municipal (PDM), um plano que vai na “terceira geração” e que o presidente da autarquia acredita que “revolucionará” o concelho em 10 anos.

“Há uma mudança quase conceptual de um PDM, cujo `D` é de `diretor` para um `D` de `desenvolvimento`. A ideia é discutir coisas um bocadinho mais alargadas, seja no contexto de freguesia ou concelhio, do que aquilo que é tradicionalmente o ordenamento do território ou o zonamento das construções”, descreveu, à agência Lusa, Eduardo Vítor Rodrigues.

O autarca apontou que “ultrapassada a fase de discutir se um terreno pode ou não ter capacidade construtiva”, uma vez que em causa está a “terceira geração do PDM”, chega agora a “fase de discussão de um modelo estratégico de desenvolvimento”.

“E sim, nesse ponto de vista, estamos a falar de [um concelho de] Vila Nova de Gaia completamente diferente”, apontou Eduardo Vítor Rodrigues, referindo que o debate que se inicia sexta-feira pretende responder à pergunta “o que pretendemos para os próximos 10 anos como estratégia de desenvolvimento?”.

Assim, o processo participado de revisão do PDM de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, vai entrar sexta-feira na fase de sessões participativas, as quais serão em formato `online` devido às contingências da pandemia da covid-19.

A primeira de 24 sessões participativas será às 21 horas e vai dedicar-se à freguesia de Arcozelo, seguindo-se, ainda este mês, Avintes (20 de janeiro), Canelas (22), Canidelo (27) e Crestuma (29).

A iniciativa “Vamos planear Gaia juntos” segue em fevereiro para Grijó (dia 03), Gulpilhares (05), Leves (10), Madalena (12), Mafamude (17), Olival (19), Oliveira do Douro (24) e Pedroso (26). 

Já as sessões em Perosinho e Sandim decorrem em março, nos dias 03 e 05, respetivamente, seguindo-se Santa Marinha (10), São Félix da Marinha (12), São Pedro da Afurada (17), Seixezelo (19), Sermonde (24), Serzedo (26) e Valadares (31). 

Em abril é a vez de Vilar de Andorinho (dia 07) e Vilar do Paraíso (09).

Os interessados em participar devem inscrever-se através do portal na Gaiurb, empresa municipal responsável pelo processo de revisão deste instrumento de gestão territorial.

“Juntaremos a abordagem especifica às realidades da freguesia em questão, mas ao mesmo tempo vamos discutir o contexto de alguns investimentos sociais, rodoviários, infraestruturas numa lógica concelhia. A área de abrangência de um lar de idosos não é apenas para uma freguesia, nem uma nova via de ligação”, exemplificou Eduardo Vítor Rodrigues.

- Advertisment -

MAIS POPULAR

ARTIGOS RELACIONADOS