O executivo da Câmara de Gaia discute esta segunda-feira a prorrogação, por 42 dias, do prazo para os candidatos do concurso de conceção e construção da nova ponte D. António Francisco dos Santos apresentarem os projetos.
Segunda a Agência Lusa, na proposta pode ler-se que três dos sete candidatos solicitaram ao júri do concurso a prorrogação do prazo para a apresentação dos projetos.
De acordo com os documentos, o pedido foi justificado pela “dificuldade na obtenção de preços por parte de potenciais fornecedores”
À Lusa, a Câmara de Gaia clarificou que nesta fase do concurso, os candidatos vão “apresentar documentos de projeto elaborados ao nível do estudo prévio” e que o prazo, fixado para 01 de setembro, se prolonga até meados de outubro.
A 04 de julho, o presidente da Câmara de Gaia, disse que nenhum candidato do concurso de conceção e construção da nova ponte D. António Francisco dos Santos foi excluído no decorrer da apresentação do estudo prévio, que decorria até junho.
Terminada a fase de apresentação dos projetos, que resulta na concessão ao vencedor, inicia-se a fase de execução contratual, ou seja, a execução de estudos e projetos durante os primeiros 12 meses e a execução da empreitada nos 24 meses seguintes.
A estes três anos, acrescem dois meses para a realização de ensaios, estando prevista a conclusão da obra para o primeiro semestre de 2026.
O preço base do concurso é de 38,5 milhões de euros e o prazo máximo de execução 1.150 dias, equivalente a 3 anos
Construída a montante da Ponte de São João e a jusante da Ponte do Freixo, a nova ponte ligará a marginal ribeirinha do Porto à zona de Quebrantões, em Gaia, onde “nascerá uma nova via de ligação à atual rotunda Gil Eanes”.
A nova ponte terá uma extensão de 625 metros, sendo que 300 metros se desenvolvem sobre o leito do rio Douro e os restantes sobre os terrenos de Gaia.
O tabuleiro da ponte D. António Francisco dos Santos, terá duas faixas de rodagem, com duas vias de circulação cada, bem como passeios e ciclovias de ambos os lados. Do lado de Gaia, o acesso à futura ponte será feito através da construção de uma rotunda e de um novo arruamento com cerca de 590 metros de extensão, que ligará à rotunda Gil Eanes, objeto também de intervenção para que nela se possa incluir “uma ciclovia em todo o seu perímetro”.