Dois anos depois, as festas de São Pedro d’Afurada, em Vila Nova de Gaia, estão de volta às ruas. Por estes dias, e até 4 de julho, não faltam propostas para acompanhar naquela terra cheia de história e de tradições, muito ligada à pesca, na margem esquerda do rio Douro. Da música à comédia, sem esquecer os rituais de devoção ao santo padroeiro dos pescadores e as marchas populares, agendadas para este sábado, à noite.
Em cartaz estão projetos musicais de diversos géneros, do fado ao hip hop, passando pela música popular e pelos cantares ao desafio. O leque de artistas convidados inclui, por exemplo, Santamaria (sobem ao palco já nesta sexta, às 22h), Julinho KSD (dia 28), Calema (dia 1), Carolina Deslandes (dia 2) ou Bandalusa (dia 3). A noite de 29 é dedicada ao fado (destaca-se a participação de Luís Trigacheiro, entre outros nomes); e a noite de 30 está reservada para a comédia, com atuações dos humoristas Fernando Rocha, João Dantas e Alexandre Santos.
No domingo, dia 3, às 10h, há missa na Igreja de São Pedro da Afurada e, às 16h, procissão, seguida de descarga de morteiros. Os festejos chegam ao fim no dia 4, com um espetáculo de Augusto Canário e Amigos e, à meia noite, fogo de artifício. Pelo meio, vale a pena saborear os pratos de peixe nos restaurantes locais.