BC Gaia promove treino aberto de Basket em cadeira de rodas para todos

No dia 19 de dezembro, no Pavilhão Municipal de Grijó, o BC Gaia dinamiza um “Treino aberto” a todas as pessoas, com ou sem deficiência motora. Entre as 15 e as 18 horas, todos os curiosos poderão sentar-se numa cadeira vocacionada para a prática da modalidade e experimentar os desafios e sensações dos atletas. O evento solidário tem uma entrada mínima, simbólica, de 2€ e requer inscrição via correio eletrónico para bcrbcgaia@gmail.com

Em alta na corrente época, com um registo invencível no campeonato nacional da 1ª divisão e a conquista da Supertaça “no bolso”, o Basket Clube de Gaia não menospreza a sua vocação inclusiva e inovadora na divulgação do Basquetebol em cadeira de rodas, na região. Pedro Bártolo, treinador-jogador, internacional A, e principal mentor da equipa encoraja o público a participar. “Sempre que vamos às escolas, temos um retorno extremamente positivo. Pensámos que estava na hora de estender esta possibilidade de prática e proporcionar uma experiência única a todas as pessoas, independentemente da idade ou de terem ou não uma limitação física”, afirma o atleta gaiense. 

Prática comum além-fronteiras, onde inclusive a participação oficial de pessoas sem deficiência é uma realidade massificada, o evento surge como ponto de partida para uma dinâmica que o clube espera tornar-se regular. “Porque não fazer disto uma constante? Só assim se pode “banalizar” a deficiência e o desporto Paralímpico, abrindo portas”, remata Pedro Bártolo. 

O “Treino aberto” de Basquetebol em cadeira de rodas conta com o apoio da Junta de Freguesia de Grijó e Sermonde, entidade ao lado da equipa desde a sua génese, em 2016.