Esta segunda-feira, 12 de abril, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) voltou a fiscalizar esplanadas em todo o País para verificar se as regras estavam a ser cumpridas nos vários estabelecimentos. Daí resultou o encerramento de sete espaços ao ar livre de restauração e bebidas.
No total foram fiscalizados 248 operadores nos municípios de Porto, Vila Nova de Gaia, Barcelos, Braga, Peso da Régua, Bragança, Vila Real, Figueira da Foz, Pombal, Leiria, Vila Nova de Poiares, Oliveira de Azeméis, Viseu, Covilhã, Guarda, Lisboa, Vilamoura, Loulé, Olhão, Portalegre, Cartaxo e Peniche.
Estiveram envolvidas 29 brigadas e foram instaurados 19 processos de contraordenação, 11 deles relacionados com o incumprimento das regras de funcionamento das esplanadas. Sete destes espaços acabar mesmo por ser encerrados e dois restaurantes acabaram fechados também por que estarem a admitir clientes no interior.
Esta foi a segunda ação da operação Esplanada Segura. A primeira decorreu logo a 8 de abril, três dias depois da abertura das esplanadas em Portugal. Nessa altura foram também fiscalizados estabelecimentos em todo o País, o que resultou em 21 processos de contraordenação.
A ASAE refere ainda que irá continuar a fazer este tipo de ações com o objetivo de garantir a segurança dos consumidores.