Artur Soares Dias ambiciona arbitrar final dos Jogos Olímpicos

O juiz partiu ao início da tarde do dia 14 de julho para o Japão, acompanhado pelos assistentes Rui Licínio, Paulo Soares e Tiago Martins, naquela que será a primeira vez que uma equipa nacional de árbitros de futebol estará presente em Jogos Olímpicos.

“É o concretizar de um sonho, porque desde criança que ambicionava estar nos Jogos Olímpicos. Consegui-lo é um orgulho e uma alegria. Mas, neste momento, não é importante falar de mim, mas sim da arbitragem portuguesa. Mostramos que, com trabalho, conseguimos ir mais além”, afirmou Artur Soares Dias.

O árbitro da associação do Porto frisou que esta presença nos Jogos são o culminar “do esforço feito nos últimos 25 anos de carreira”, e não escondeu a ambição de arbitrar a final do torneio de futebol.

“Como atletas, também ambicionamos e sonhamos chegar o mais longe possível e estar numa final. Mas sendo certo que apenas uma equipa de arbitragem o vai conseguir, o mais importante é estarmos a representar Portugal nestes Jogos Olímpicos”, confessou o árbitro natural de Vila Nova de Gaia.

Já depois de ter estado no Euro2020, Artur Soares Dias confessou ter sentido uma “onda de apoio” em relação ao seu desempenho, apontando que o futebol português precisa “deste ambiente positivo de valorização”.

“Tenho sentido uma grande onda de apoio, algo que não estava habituado. Mas isso faz também com que tenha mais responsabilidade e mantenha os pés assentes no chão para chegar mais longe. Torna o clima muito mais agradável para desempenharmos a nossa função”, reconheceu.

A ideia foi partilhada por Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), que frisou a importância da valorização do setor.

“A arbitragem precisa disto e esperamos que não seja algo esporádico, mas sim um caminho para valorizar os nossos árbitros, porque são dos melhores do mundo. Esta abertura e estes momentos de contacto são benéficos”, disse.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 vão ser disputados entre 23 de julho e 08 de agosto, após o adiamento de um ano devido à pandemia de covid-19. O torneio masculino de futebol vai ser disputado entre 25 de julho e 07 de agosto

b7800bfd138baaefa1a2e87822ab6d67