Artística de Avanca leva a melhor em duelo com FC Gaia por 24-26

Ontem, pelas 21 horas, decorreu a jornada 9 Campeonato Andebol 1, jornada a decorrer a meio da semana, devido aos compromissos das seleções nacionais no passado fim de semana (7/8 de novembro) e de realçar a excelente prestação da seleção portuguesa que deu dois passos importantes na corrida pelo Euro 2022, 2 vitórias frente a Israel (31-22) e Lituânia (26-34).

Um duelo entre treinadores que em tempos foram excelentes jogadores de andebol, talvez os melhores nas respetivas posições (Ricardo Costa – ponta direita e Carlos Resende como ponta esquerda) ao serviço dos clubes que representaram bem como na seleção nacional.

A equipa de Vila Nova de Gaia começou a vencer, mas a equipa orientada pelo ex-treinador dos Gaienses, Ricardo Costa, numa resposta mais que positiva, deu rapidamente a volta ao marcador.

Um jogo rápido e muito físico desde o apito inicial e a prova disso foi ao minuto 8, que no frente a frente entre Luís Carvalho e Rafael Andrade, o lateral avancanense levou cartão vermelho após uma falta duríssima ao central do Gaia.

A equipa orientada por Carlos Resende apostou num sistema defensivo 5:1, um sistema estruturado em duas linhas, com 5 jogadores em bloco na 1ª linha e 1 jogador mais avançado na 2ª linha.

Apesar dos muitos erros defensivos e ofensivos de parte a parte, os avancanenses comandavam o jogo, levando a melhor ao minuto 18 da partida com 6-10 no placard.

De realçar o jogador do Avanca, André Sousa, que neste campeonato tem jogado a central bem como a lateral. Foi na 1ª metade de jogo o homem em destaque não só do Avanca como na partida, prova disso é que os 10 golos marcados pelo Avanca (minuto 20), 6 foram de André Sousa.

A formação de Ricardo Costa acabou por alargar vantagem no marcador, indo para o descanso a vencer por 7-12.

Um parcial de 3-0 no início da 2ª parte da partida convertidos por Rui Rodrigues, Tiago Costa e Luís Carvalho, onde o FC Gaia entrou melhor na partida, com Pedro Carvalho a demonstrar a verdadeira atitude de capitão ao motivar os seus colegas de equipa.

Ao minuto 10, desta segunda metade de jogo, aproveitando a perda de intensidade do Avanca, o Gaia chega mesmo ao empate, por iniciativa de Luís Carvalho que sem guarda redes fez o 13-13 no marcador.

Numa segunda parte marcada pelo equilibrado, com igualdades sucessivas no marcador, mas a 2 minutos do fim, os avancanenses conseguiram carimbar uma vitória por 24-26

De salientar a prestação do lateral/central André Sousa, camisola 30 da Artística de Avanca, com 12 golos marcados (2 de 6 metros, 7 de 9 metros e 3 de 7 metros) e 2 assistências. Já do lado do FC Gaia, destacar o central do FC Gaia, camisola 13, Luís Carvalho, que contabilizou 6 golos (2 de 6 metros, 2 dos 9 metros e 2 golos de baliza vazia) e ainda com 5 assistências

Gaia Avanca