No dia 25 de Agosto, a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, esteve presente na inauguração do Posto de Controlo e Registo de Pescado e de 24 novos armazéns de Aprestos, na Afurada. O evento de abertura contou ainda com a presença da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, do presidente da União de Freguesias de Santa Marinha e Afurada, Paulo Lopes e do presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, entre outras individualidades ligadas ao setor das pesca e ao mar.
A inauguração destes espaços irá possibilitar à comunidade piscatória ancorar no cais da Afurada, possibilitando a pesagem e venda do pescado não tendo que se deslocar até Matosinhos. Desta forma, irá permitir melhores condições para os pescadores e valorizar o espaço do porto de pesca da Afurada.
A inauguração do Posto de Controlo e Registo de Pescado e dos 24 novos armazéns de Apresto, enquadrado no Programa Operacional Mar 2020, apoiado financeiramente pela Câmara Municipal e pela União de Freguesias.
A ministra sublinhou a importância deste setor e da pesca tradicional, para o setor produtivo nacional e local, revelando que o governo está a trabalhar em “várias iniciativas orientadas para a criação de políticas públicas dedicadas ao apoio direto à pequena pesca”.
Registe-se ainda a existência de um oleão, onde serão depositados os óleos provenientes das embarcações, numa clara preocupação com as questões ambientais.