Entre os dias 25 e 29 de novembro, o Colégio de Nossa Senhora da Bonança mostrou que continua a ser uma escola diferente, uma escola de pessoas com projetos para a vida, desta vez promovida pela Semana da Ciência & Tecnologia, a cargo do Departamento de Ciências Físicas e Naturais.
Durante estes dias, decorreram várias palestras dinamizadas por ilustres convidados. Com efeito, através das suas mensagens, os alunos foram desafiados a tornarem-se mais amigos do ambiente, nomeadamente pela Profª Dra. Paula Castro com a palestra “Fito-Etars e Telhados Verdes”, pela Dra. Joana Anjos que transmitiu o seu conhecimento sobre “A água”, mas foram, também, estimulados a serem investigadores através das palavras da Dra. Ana Miguel Pego, ex-aluna do Colégio, com a palestra “Toxicologia Forense: o CSI da Vida” e não faltou, igualmente, a perita em sismos a Prof. Dra. Helena Sant’Ovaia, “Sismos”.

A acompanhar estes dias científicos, realizou-se uma Feira de Minerais, onde vários alunos puderam antecipar as suas compras de Natal, e, ainda, uma exposição permanente com trabalhos realizados pelos alunos em diversas áreas da Ciência, desde um protótipo do Sistema Solar, modelos moleculares, espécies invasoras, doenças genéticas e uma Tabela Periódica.

No entanto, as surpresas não acabaram por aqui: o melhor da semana ficou “nas mãos” dos alunos do 12º1, aos quais foi confiada a missão de organizarem um laboratório aberto aos mais novos. Os “cientistas-finalistas” conseguiram captar com mestria a atenção dos colegas mais novos, com experiências que arrancaram grandes sorrisos e, sobretudo, a curiosidade e a vontade manifestada pelos visitantes de virem a ser cientistas. Além disso, também, para os alunos do 12º1 foi um momento especial, já que não é todos os dias que têm a oportunidade de sentir o brilho no olhar surpreendido das crianças, de receberem os seus abraços, bem como, de serem professores por alguns dias!
A Semana da Ciência chegou ao fim, mas na memória ficarão gravados momentos de grande alegria, de confraternização, de partilha de experiências, de conhecimentos, de emoções, e, especialmente, a aquisição de valores e competências adquiridas pela comunidade educativa do CNSB envolvida.

Rita Teixeira, 12º1