O Aquário Vasco da Gama, em Algés, foi o local escolhido para a apresentação dos resultados da 5ª edição do projeto TransforMAR (passou por Gaia)que este ano retirou 67 toneladas de resíduos plásticos e de metal das praias portuguesas. Em cinco anos foram retiradas, no total, 180 toneladas de resíduos.
Promovido pelo Lidl Portugal, em parceria com o Electrão, Brigada do Mar, Marinha Portuguesa e Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Quercus, o projeto TransforMAR tem como objetivo consciencializar e sensibilizar a população para a adoção de comportamentos sustentáveis, tendo em consideração o meio ambiente, os animais marinhos e o oceano. Além duma redução de resíduos inimigos do ambiente trata-se, neste projeto, da sua reutilização e reciclagem.
“Temos de cuidar da nossa natureza, não só por nós, mas pelas gerações futuras e pela biodiversidade” afirmou Elena Aldana, Diretora de Assuntos Públicos, Comunicação e ESG do Lidl Portugal.
Os resíduos e plásticos que não puderam ser reciclados, foram reaproveitados na criação de esculturas de grande dimensão, pela artista plástica portuguesa Soraia Domingos, como forma de alertar e consciencializar a população para a poluição do meio ambiente, praias e oceanos. As mesmas estiveram presentes em Gaia (Labirinto de redes), Portimão (Tartaruga gigante), e na Nazaré (A onda que ninguém quer surfar).