No primeiro domingo de abril, a prova de cicloturismo volta a juntar centenas de atletas profissionais e amadores em três percursos com partida na Invicta.
Depois do sucesso no ano de estreia, a prova de cicloturismo regressa a 2 de abril com três percursos que partem do centro da Cidade Invicta e passam por outros seis municípios.
Catarina Araújo, vereadora da juventude e do desporto da câmara de Gaia, afirmou a extrema importância desportiva do evento, como se “prova pelo número de participantes da primeira edição”. Realçou depois a “beleza dos seus percursos” e mencionou outro aspeto de grande relevância para os municípios representados: “a promoção do turismo”.
Por sua vez, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Gaia, Guilherme Aguiar, optou por destacar a relevância social da modalidade: “o ciclismo é, indiscutivelmente, uma das formas mais utilizadas pela comunidade para fazer exercício”. Salientou depois que o Porto-Gaia Granfondo é uma “boa forma de promover a modalidade e o exercício físico”, revelando que ele próprio o pôde comprovar quando participou numa prova do gênero entre as duas cidades.