A Mercadona abrirá, no dia 17 de outubro, um supermercado no município de Vila Nova de Gaia, localizado na Rechousa-Canelas.
No âmbito da sua Política de Responsabilidade Social, esta loja doará diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade à AMI – Centro Porta Amiga de Vila Nova de Gaia.
Vila Nova de Gaia, 17 de setembro de 2024.- A Mercadona, empresa de supermercados, abrirá no dia 17 de outubro, pelas 9 horas, um supermercado no município de Vila Nova de Gaia, localizado na Rechousa-Canelas. No âmbito desta abertura, a empresa assinou um protocolo de colaboração com a AMI – Centro Porta Amiga de Vila Nova de Gaia, uma instituição à qual doará bens de primeira necessidade. A doação de alimentos é uma das principais medidas da Mercadona para a prevenção contra o desperdício alimentar e faz parte do compromisso que a empresa mantém com a Sociedade: partilhar parte do que dela recebe. Com este objetivo, a empresa desenvolve o seu Plano de Responsabilidade Social, no qual estão inseridas as doações alimentares a partir de cada uma das suas lojas.
A nova loja doará, diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade a esta entidade que assume extrema importância no que toca a proporcionar resposta concreta às necessidades de pessoas em situação de dificuldade, isolamento e/ou exclusão social. A instituição vai-se adaptando as respostas às características específicas da comunidade, contando com valências que vão desde o apoio social e médico ao serviço de refeitório e distribuição de géneros alimentícios.
João de Sousa, Delegado Regional do Norte da Fundação Assistência Médica Internacional – Centro Porta Amiga de Vila Nova de Gaia, afirmou: “estamos profundamente sensibilizados pelo apoio contínuo que a Mercadona nos tem proporcionado, com quem mantemos uma sólida parceria desde 2020. A ampliação da recolha de bens alimentares à nova loja de Canelas permitirá reforçar significativamente o nosso apoio social aos muitos beneficiários que servimos. Agradecemos sinceramente esta nobre distinção, que terá um impacto direto na melhoria das condições de vida de quem mais precisa”.
Joana Ribeiro, Diretora de Relações Externas distrito do Porto, acrescenta que “a Mercadona, com a assinatura deste acordo de colaboração, reafirma o seu compromisso como empresa socialmente responsável, dedicando-se ativamente a apoiar as comunidades onde está presente. Em Vila Nova de Gaia, é com grande satisfação que a Mercadona irá doar diariamente bens essenciais ao Centro Porta Amiga da AMI. Acreditamos que esta parceria contribuirá diretamente para reforçar o apoio e melhorar a qualidade de vida das pessoas que diariamente são assistidas pela instituição”.

Susana Reis, Diretora do Centro Porta Amiga de Vila Nova de Gaia, João de Sousa, Delegado Regional do Norte da Fundação AMI, e Joana Ribeiro, da Mercadona, na assinatura do acordo de colaboração.
Mercadona em Portugal – 5 Anos, um bom começo
A Mercadona celebrou 5 anos desde o dia em que abriu o primeiro supermercado a 2 de julho de 2019, em Canidelo, Vila Nova de Gaia. Desde esse ano, investiu um total de 1.000 milhões de euros em Portugal tendo gerado 6.000 novos empregos, estáveis e de qualidade, todos com um contrato efetivo desde o primeiro dia. O projeto de internacionalização em Portugal permitiu à Mercadona conhecer novos produtores nacionais e integrá-los no seu leque de fornecedores no qual constam já 1.000 fornecedores portugueses aos quais compra, desde 2019, mais de 3.000 milhões de euros.

Para 2024, a empresa prevê investir 196 milhões de euros, que se destinam à abertura de 11 novas lojas, alcançando as 60 lojas em Portugal e à conclusão do Bloco Logístico de Almeirim, Santarém.
A Mercadona continua a criar emprego estável e de qualidade e todas as ofertas de emprego podem ser consultadas em: Portal de Emprego.
Sempre que abre um novo supermercado, a Mercadona coloca em prática a sua política de Responsabilidade Social Empresarial através da doação de alimentos, uma das principais medidas de prevenção contra o desperdício alimentar e do compromisso que a empresa mantém de partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe. Assim, cada supermercado estabelece uma parceria com uma instituição social local que diariamente vai recolher os excedentes da loja. No total, no primeiro semestre de 2024, a empresa doou 645 toneladas, o equivalente a 10.760 carrinhos de compras, de bens de primeira necessidade, colaborando com 70 entidades sociais, em Portugal.
FONTE: MERCADONA







