O Plano Municipal para a Igualdade de Gaia, que visa “diminuir o fosso entre homens e mulheres”, inclui dezenas de medidas dirigidas aos recursos humanos da autarquia, à comunidade e a entidades locais.
Em comunicado, a Câmara de Gaia (distrito do Porto) avança que o Plano Municipal para a Igualdade tem 41 medidas e deverão ser implementadas no prazo de 3 anos.
“Partindo da premissa de que a administração pública local desempenha um papel fundamental na eliminação das desigualdades e discriminações com base no sexo, potenciando práticas de parceria e de trabalho coletivo, a Câmara Municipal de Gaia elaborou o Diagnóstico Municipal para a Igualdade”, disse a autarquia.
Em resultado desse trabalho foram detetadas “vulnerabilidades e fragilidades”, bem como “potencialidades e recursos” e agora a autarquia compromete-se a “diminuir o fosso entre homens e mulheres” através de “propostas de atividades que visam contribuir para a integração da perspetiva de género nas diferentes áreas de gestão da autarquia, encorajando o desenvolvimento de boas práticas”.
“Os principais objetivos do Plano Municipal para Igualdade 2022-2025 visam garantir uma governação que integre o combate à discriminação em razão do sexo e a promoção da igualdade entre mulheres e homens”.