InícioInformaçãoComunicado da Misericórdia de Gaia

Comunicado da Misericórdia de Gaia

O Terras de Gaia recebeu um comunicado de imprensa oficial da Mesa Administrativa da Misericórdia de Gaia, referente à greve que ocorreu hoje e que reproduz aqui na íntegra.

Comunicado da Misericórdia de Gaia

Por deliberação da reunião da Mesa Administrativa de 11 de janeiro de 2024, atualizámos em Janeiro de 2024 as remunerações das categorias profissionais relativas nos níveis 9 a 18, do CCT (Contrato Coletivo de Trabalho) entre a CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade e a FNSTFPS (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais), ainda que, até à data, não tenha sido publicada a nova tabela salarial. Estando a Mesa Administrativa da Misericórdia de Gaia a preparar a atualização das remunerações das restantes categorias profissionais dos níveis de 1 a 8.
Por outro lado, pese embora o CCT acima referido continue a prever o pagamento de 21 € por cada diuturnidade vencida, a Misericórdia de Gaia atualizou, por sua iniciativa, o valor para 25 €, em Maio de 2023.
Acresce que, o quadro permanente da Misericórdia de Gaia cumpre a legislação em vigor,
conforme consta dos relatórios das visitas de acompanhamento da entidade tutelar Segurança Social.
Convém ainda referir que todos os Colaboradores são admitidos sem termo, contrariamente à prática generalizada atual no mercado, com exceção de contratações a termo para substituição de ausências programadas e temporárias. As situações imprevisíveis e de curta duração, e a necessidade premente de assegurar o regular funcionamento de determinados serviços, impelem a Misericórdia de Gaia a recorrer excecionalmente a outras formas de contratação, porque somos uma Instituição que cuida de muitas Pessoas.
Quanto à conciliação da atividade profissional com a vida pessoal e familiar, a Misericórdia de Gaia tem estado de forma permanente disponível para acolher todos os pedidos dos Colaboradores apresentados nesse sentido, pese embora o impacto que os mesmos têm, quer na organização das escalas de serviço, quer na distribuição do trabalho das equipas, naturalmente coloca uma pressão acrescida no desenvolvimento regular dos serviços. E cumpre-nos recordar que os horários coletivos, na sua esmagadora maioria, vigoram desde 2007, demonstrativo da estabilidade que procuramos promover na Instituição.
Relativamente às cargas horárias previstas no CCT em vigor, aliás, negociado entre a CNIS e o FNSTFPS, a Misericórdia de Gaia respeita-as escrupulosamente.
No que se refere à alimentação, temos vindo a dialogar com a empresa prestadora do respetivo serviço. A par disso, temos implementado medidas de melhoria através da monitorização mensal da qualidade das refeições, permitindo inclusivamente aos Colaboradores o preenchimento de um questionário diário de satisfação.
Estamos em processo de renovação e requalificação dos nossos equipamentos e serviços, sendo de destacar a obra em curso de requalificação do Lar Salvador Brandão.
Por último, tem sido postura da Mesa Administrativa da Misericórdia de Gaia, a abertura para um diálogo aberto, franco e leal com os representantes sindicais, como aconteceu ainda muito recentemente, à semelhança do que se tem feito ao longo dos anos, para que apresentem as suas preocupações.

A Mesa Administrativa

Redação Terras de Gaia
Redação Terras de Gaiahttps://terrasdegaia.pt
O Terras de Gaia está ao serviço do concelho de Gaia, apostando em reforçar a identidade histórico-cultural do espaço geográfico onde está implantada e atua., comprometendo-se a informar com rigor e verdade.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments