Terça-feira, Novembro 11, 2025

Jornal / TV Terras de Gaia

últimas notícias

CNSB celebrou a Semana dos Direitos Humanos

Na Semana de 10 de dezembro, a comunidade escolar do CNSB retomou a celebração dos Direitos Humanos, com uma programação diversificada e significativa. O Dia Internacional dos Direitos Humanos começou com uma conversa enriquecedora entre os alunos do 11.º ano e o Dr. Pedro Neves de Sousa, Deputado na Assembleia da República, que abordou a organização política do Estado português e a importância da intervenção política e da cidadania ativa na defesa dos Direitos Humanos.

A mensagem foi tão marcante que chegou até aos alunos da sala dos 5 anos, complementando a aprendizagem adquirida na visita ao Tribunal de Vila Nova de Gaia realizada no dia anterior.

Durante a manhã, os alunos do 1.º Ciclo também participaram nas comemorações, ao receberem a visita dos colegas da disciplina de Direito, que lhes explicaram a relevância de celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos e dinamizaram atividades relacionadas com otema. Toda a escola teve ainda a oportunidade de assistir ao vídeo produzido pelos alunos de Humanidades do 12.º ano, que relembrou de forma impactante que os Direitos Humanos devem ser protegidos diariamente.

Testemunhos que inspiram novas gerações

Na parte da tarde, duas convidadas especiais partilharam as suas experiências como voluntárias: Íris Oliveira, envolvida no projeto católico universitário “Missão País”, e Catarina Freitas, participante em missões em São Tomé e Príncipe, onde contribuiu para o desenvolvimento deprojetos de empreendedorismo. Os testemunhos foram direcionados aos alunos do 12.º ano, inspirando reflexões sobre solidariedade e ativismo humanitário.

Reflexões sobre democracia e liberdade

Encerrando as atividades da Semana, os alunos do 10.º ano participaram numa sessão de esclarecimento liderada pelo Deputado da Assembleia Municipal, Gonçalo Pinto. Durante a sessão, destacou-se a importância da liberdade conquistada com a Revolução de 25 de Abril de 1974, o papel fundamental das instituições democráticas e o impacto da participação cívica e política como pilares essenciais para a promoção dos Direitos Humanos.

O Plano Nacional de Cinema e a Expressão Plástica enriqueceram igualmente o Colégio nesta comemoração, com vários trabalhos realizados e expostos pelos alunos.

Em suma, o conhecimento, a reflexão e a inspiraçãoassumiram o papel principal junto dos alunos, como obreiros na construção de uma sociedade mais justa, solidária e atenta às necessidades de todos.