A CDU saúda os trabalhadores da Auto Viação Feirense, em luta perante a deterioração das condições de trabalho dos motoristas da rede UNIR que opera no Lote 4, em Vila Nova de Gaia e Espinho, as suas acções ao longo deste mês, e o seu plenário de 28 de Novembro.
Os motoristas estão a enfrentar difíceis condições de trabalho, com viaturas em mau estado e manutenção deficiente, o que coloca em risco a segurança rodoviária. Esta situação leva a que, frequentemente, os serviços não sejam cumpridos na totalidade, com a empresa a executar apenas cerca de 40% dos serviços previstos.
Contudo, em declarações à Agência Lusa, a porta-voz da empresa teceu a seguinte declaração: “desde que os trabalhadores cumpram o seu serviço, a empresa faz 100%”.
Tendo em conta todas as dificuldades sentidas quotidianamente pelos Gaienses, nos últimos onze meses, com constantes atrasos e falhas de serviço, não só é grave, como reveladora, tal sugestão de que essas insuficiências na operação se possam dever aos trabalhadores, bem como a sugestão de que dependeria exclusivamente dos trabalhadores o cumprimento integral e devido do serviço de transportes rodoviário no nosso Concelho.
A CDU condena as declarações da empresa, recusando a insinuação de que as insuficiências de serviço possam ser atribuídas aos trabalhadores, considerando que tais declarações não correspondem à postura de diálogo construtivo que a operadora deveria ter junto dos trabalhadores.
É papel e dever dos órgãos municipais colocar-se do lado dos trabalhadores em todas as circunstâncias. Nesse sentido iremos levar à próxima reunião da Assembleia Municipal (amanhã, dia 28) um Voto de Saudação aos Trabalhadores da Rede UNIR que, a ser aprovado, delibera saudar as várias acções de luta dos trabalhadores, condenar as declarações da empresa, apelar às entidades responsáveis que se empenhem para a resolução das condições precárias de trabalho, apelar ao diálogo construtivo para encontrar as soluções necessárias para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e pela melhoria do serviço e, por último, reivindicar a necessidade de a Área Metropolitana do Porto assegurar a eficiente fiscalização do contrato relativamente às condições do material circulante e cumprimento de serviço do operador.
A CDU é a única força que, na Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, tem representado os problemas dos utentes do transporte público. Durante estes onze meses de operação da Rede UNIR, bem como nos períodos que a antecederam, apresentámos diversas propostas e interviemos inúmeras vezes com vista à resolução imediata dos problemas que continuam sem solução à vista.
CDU/Gaia – 2024.11.27