De maneira que quem quiser vir comigo, vamos para Lisboa e acabamos com isto. Quem for voluntário, sai e forma. Quem não quiser sair, fica aqui.”
Todos os 240 homens que ouviram estas palavras, ditas de forma serena mas firme, tão característica de Salgueiro Maia, formaram de imediato à sua frente.
Os acontecimentos da madrugada, que devolveu a Liberdade aos portugueses, são revisitados na primeira pessoa, através dos testemunhos do Coronel Andrade da Silva e do Coronel Maia Loureiro, acompanhados por intervenções remotas, entre outras surpresas.
A memória dos acontecimentos é base para a reflexão sobre o presente e futuro de temas como paz, direitos e deveres,justiça social, desenvolvimento e interdependência justa e digna dos países envolvidos.
Uma viagem de 50 anos na história recente de Portugal, para revelar peripécias e momentos que marcaram o país em “Capitães de Abril”, numa tertúlia às 15h30 do sábado 28 de setembro no auditório do Centro Cultural e Social de Olival, em Vila Nova de Gaia.
Em estreita colaboração com a Associação Salgueiro Maia, o Movimento União Sandim, Olival, Lever e Crestuma promove a tertúlia “Capitães de Abril”, com o apoio da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma.