- publicidade -

A 27 de junho, num momento simbólico, foi aberto o período mais aguardado do ano, com a entrega das bandeiras azuis às 20 praias galardoadas de Gaia.

” A praia do Senhor da Pedra não foi um local escolhido ao acaso. Aqui está o concessionário mais antigo do país, José Bernardo, com 55 anos de experiência nesta matéria “.

Miguel Lemos, presidente do Conselho de Administração da Águas de Gaia, começou por falar no reforço da capacidade inclusiva das águas balneares do concelho. “As nossas praias são inclusivas por natureza. Têm condições para receber todas as pessoas, mas temos 6 praias que olhamos com um carinho mais especial. São praias 100% acessíveis, em que oferecemos um serviço adicional, em parceria com as associações humanitárias de bombeiros”, acrescentou.

Depois da construção de passadiços especiais, da colocação de bandeiras com o sistema ColorADD para cidadãos daltónicos e da colocação, de forma piloto, na praia de Salgueiros do sistema de leitura em braile (o que levou à atribuição da distinção de praia mais acessível do país), este ano houve uma aposta mais aprofundada neste tipo de informação específica para a comunidade invisual, com a colocação na praia do Senhor da Pedra de um painel informativo sobre a Capela do Senhor da Pedra, acompanhado por uma miniatura do monumento em 3D, um projeto realizado em parceria com a comunidade de invisuais.

- publicidade -