- publicidade -

As cidades do Porto e de Gaia já estão em contagem decrescente para a sua mais tradicional festa: o São João. Este ano, a circulação pedonal regressa ao tabuleiro inferior da Ponte Luís I, após conclusão das obras de requalificação, o que irá permitir manter a tradição de ligar as margens das duas cidades ribeirinhas ao longo da noite mais longa do ano

Os Municípios do Porto e Gaia acordaram que no tabuleiro inferior não serão colocadas quaisquer estruturas de iluminação e fogo, de forma a facilitar a abertura e circulação de pessoas antes e depois do espetáculo pirotécnico. Desse entendimento, resulta ainda a decisão de haver fogo de artifício apenas do tabuleiro superior da ponte.

No que respeita à circulação na Ponte Luís I, estão previstos os seguintes condicionamentos à circulação de pessoas e veículos:

– No dia 22 de junho, quinta-feira, a partir das 14:00H, haverá condicionamento do passeio poente do tabuleiro superior. Já no tabuleiro inferior não haverá condicionamentos, podendo a circulação manter-se de acordo com as regras estabelecidas desde a reabertura da ponte.

– No dia 23 junho, mantém-se o condicionamento do passeio poente do tabuleiro superior durante o dia. A ponte encerra à circulação pedonal a partir das 23:00H às 1:30H do dia 24, em ambos os tabuleiros.

– A circulação do metro, no tabuleiro superior, far-se-á até às 23:30H, com reabertura às 3:00H do dia 24 (durante este período, a Metro do Porto manterá a circulação de composições até e a partir da estação de S. Bento; e a partir da estação de General Torres, em Gaia). A partir das 22:30H, o metro já não circulará entre as estações de General Torres e o Jardim do Morro.

De ressalvar que estes horários poderão sofrer alterações de acordo com indicações das forças de segurança.

Informa-se ainda que a partir das 18:00H, na cidade de Gaia, estará interrompido/condicionado o trânsito nos seguintes arruamentos: cais do Cavaco/Avenida Mestre José Rodrigues, rua Rei Ramiro, rua General Torres, rua do Choupelo e rua Dr. António Granjo.

A Câmara do Porto terá nas proximidades da Ponte Luís I ecrãs dinâmicos de informação para permitir um controlo e direcionamento mais apurados do público, à semelhança do ano passado.

Os Municípios aconselham, ainda, a utilização dos transportes públicos nos acessos à baixa do Porto e às ribeiras, nomeadamente através da Metro e da STCP, que terão reforço da operação.

- publicidade -